Como Apoiar o Intestino Depois dos Antibióticos: O Que Diz a Evidência

Read this article in English →

Resposta rápida: Os antibióticos reduzem a quantidade e a variedade das bactérias intestinais, e muitas pessoas notam inchaço, fezes moles ou alterações na digestão durante ou depois de um ciclo. Em adultos sem outras condições, a maior parte do microbioma tende a recuperar em um a dois meses, mas algumas espécies podem demorar muito mais ou não voltar, e a resposta varia de pessoa para pessoa. Os probióticos podem reduzir o risco de diarreia associada aos antibióticos, mas são opcionais, devem ser individualizados e nem sempre são necessários depois. Uma alimentação variada, rica em fibra e em diversidade vegetal é a base que pode apoiar a recuperação.

“O meu intestino nunca mais foi o mesmo depois daqueles antibióticos” é uma frase que oiço muitas vezes – às vezes sobre um único ciclo, mais vezes sobre vários seguidos. Os antibióticos podem salvar vidas e devem ser sempre tomados como o médico indica; o objetivo aqui é perceber o que fazem ao intestino e como apoiá-lo depois. Se os seus sintomas começaram num momento concreto, pode ser útil ler “nunca mais fiquei bem desde…”: encontrar a causa de fundo.

O que fazem os antibióticos ao microbioma intestinal?

Os antibióticos foram feitos para matar bactérias ou travar o seu crescimento. Não conseguem distinguir totalmente entre as bactérias que causam a infeção e os biliões de micróbios benéficos que vivem no intestino, por isso um ciclo reduz normalmente tanto a quantidade como a diversidade das bactérias intestinais. Os antibióticos de largo espectro, os ciclos mais longos e os ciclos repetidos costumam ter mais impacto.

Esta perturbação pode reduzir temporariamente a produção de ácidos gordos de cadeia curta (que alimentam a parede do intestino), enfraquecer a “resistência à colonização” – a capacidade do microbioma de manter sob controlo organismos indesejados – e alterar a forma como digere a fibra e outros alimentos.

Quais são os sinais de que o intestino precisa de apoio depois dos antibióticos?

Os sintomas frequentemente associados às alterações causadas pelos antibióticos incluem:

  • fezes moles ou diarreia durante ou pouco depois do ciclo
  • inchaço novo, gases ou alteração do trânsito intestinal
  • reagir a alimentos que antes tolerava
  • candidíase (vaginal ou oral)

A maioria acalma em poucas semanas. Se não acalmar – ou se surgirem sintomas novos e persistentes, como inchaço do tipo SIBO – vale a pena investigar melhor.

Quanto tempo demora a flora intestinal a recuperar depois dos antibióticos?

A investigação em adultos sem outras condições dá uma resposta razoavelmente tranquilizadora, mas com nuances. Num estudo, homens jovens fizeram um ciclo de quatro dias com três antibióticos de largo espectro; a flora intestinal tinha voltado, em grande parte, a uma composição próxima da original ao fim de cerca de mês e meio, mas várias espécies comuns continuavam indetetáveis seis meses depois.1 Um estudo anterior, que acompanhou pessoas durante dois ciclos de ciprofloxacina, mostrou que a recuperação era muitas vezes incompleta e diferente de pessoa para pessoa.2

Ou seja: a maior parte do microbioma recupera, uma parte pode não recuperar, e o seu ponto de partida, a alimentação e os ciclos anteriores contam.

Quando falar primeiro com o seu médico

  • Diarreia aquosa frequente durante ou depois dos antibióticos, sobretudo com febre ou dor abdominal (contacte o médico rapidamente)
  • Sangue ou muco nas fezes
  • Sinais de desidratação: tonturas, urina muito escura ou pouca urina
  • Erupção na pele, inchaço da cara ou dos lábios, ou dificuldade em respirar (procure ajuda urgente)
  • Sintomas que persistem mais de algumas semanas depois do ciclo

Deve tomar probióticos depois dos antibióticos?

A evidência é mais mista do que os rótulos dos suplementos sugerem:

  • Durante os antibióticos: revisões Cochrane mostraram que tomar probióticos em conjunto com os antibióticos se associou a menor risco de diarreia associada aos antibióticos em crianças e de diarreia associada ao C. difficile em adultos e crianças.4,5 As estirpes mais estudadas são o Lactobacillus rhamnosus GG e a levedura Saccharomyces boulardii.
  • Depois dos antibióticos: um estudo pequeno, mas muito citado, mostrou que um probiótico com várias estirpes, tomado depois dos antibióticos, atrasou o regresso das bactérias próprias da pessoa à parede do intestino, em comparação com não tomar probiótico.3

Portanto, os probióticos não são automaticamente úteis para todos depois de um ciclo. São opcionais, e se fazem sentido – que estirpe, quando e durante quanto tempo – deve ser individualizado e falado com o seu médico ou farmacêutico, sobretudo se tiver o sistema imunitário fragilizado.

O que comer para recuperar o intestino depois dos antibióticos?

A alimentação é a forma mais fiável, no dia a dia, de alimentar as bactérias que estão a recuperar:

  • Diversidade vegetal: procure uma grande variedade de legumes, fruta, leguminosas, cereais integrais, frutos secos, sementes, ervas e especiarias ao longo da semana.
  • Fibra, introduzida aos poucos: aveia, feijão, lentilhas, batata ou arroz cozinhados e arrefecidos e bananas ligeiramente verdes alimentam as bactérias que fermentam a fibra. Aumente devagar se estiver inchado – veja comer demasiada fibra pode agravar o inchaço?
  • Alimentos ricos em polifenóis: frutos vermelhos, azeite virgem extra, cacau, chá verde e legumes coloridos.
  • Fermentados, se tolerar: iogurte natural, kefir, chucrute ou kimchi em pequenas quantidades. Algumas pessoas reagem a eles, sobretudo com sensibilidade à histamina.
  • Limite o que trava a recuperação: muito álcool e uma alimentação dominada por ultraprocessados.

Nunca mais se sentiu bem desde um ciclo de antibióticos?

Vamos ver do que o seu intestino precisa agora – uma chamada gratuita, sem compromisso.

Marque a sua chamada gratuita de 15 minutos →

O que mais apoia a recuperação do intestino depois dos antibióticos?

  • Tome os antibióticos exatamente como indicado e só quando são necessários – nunca pare antes do tempo sem indicação médica, e não insista em antibióticos para infeções virais.
  • Dê prioridade ao sono e à gestão do stress, que também influenciam o microbioma e a sensibilidade intestinal.
  • Se os sintomas persistirem para lá de algumas semanas, uma avaliação estruturada da alimentação, da digestão e, quando útil, um teste de fezes podem ajudar a perceber o que se passa.

Perguntas frequentes

Quanto tempo demora o intestino a recuperar depois dos antibióticos?

Em adultos sem outras condições, grande parte do microbioma recupera em um a dois meses, mas algumas espécies podem demorar mais ou não voltar. A recuperação varia com o antibiótico, o número de ciclos e a alimentação.

Devo tomar probióticos durante ou depois dos antibióticos?

Alguns probióticos tomados durante os antibióticos estão associados a menos diarreia associada aos antibióticos. Depois, a evidência é mista. Os probióticos são opcionais e devem ser individualizados com o seu médico ou farmacêutico.

Quais são os melhores alimentos depois dos antibióticos?

Uma grande variedade de alimentos vegetais, fibra introduzida aos poucos, alimentos ricos em polifenóis e, se tolerar, fermentados como iogurte ou kefir podem apoiar o microbioma durante a recuperação.

Os antibióticos podem causar inchaço semanas depois?

Sim, algumas pessoas notam inchaço ou alterações no trânsito intestinal durante semanas depois de um ciclo. Se persistir, vale a pena falar com o seu médico e olhar para o quadro completo.

Os antibióticos causam SIBO?

Os antibióticos, sozinhos, não são uma causa típica de SIBO, mas ciclos repetidos e a perturbação que provocam podem contribuir em algumas pessoas, em conjunto com outros fatores, como um intestino lento ou pouco ácido no estômago.

Referências

  1. Palleja A, et al. Recovery of gut microbiota of healthy adults following antibiotic exposure. Nat Microbiol. 2018. PubMed: PMID 30349083
  2. Dethlefsen L, Relman DA. Incomplete recovery and individualized responses of the human distal gut microbiota to repeated antibiotic perturbation. Proc Natl Acad Sci U S A. 2011. PubMed: PMID 20847294
  3. Suez J, et al. Post-antibiotic gut mucosal microbiome reconstitution is impaired by probiotics and improved by autologous FMT. Cell. 2018. PubMed: PMID 30193113
  4. Goldenberg JZ, et al. Probiotics for the prevention of Clostridium difficile-associated diarrhea in adults and children. Cochrane Database Syst Rev. 2017. PubMed: PMID 29257353
  5. Guo Q, et al. Probiotics for the prevention of pediatric antibiotic-associated diarrhea. Cochrane Database Syst Rev. 2019. PubMed: PMID 31039287

Este artigo tem fins educativos e não substitui o aconselhamento médico. A terapia nutricional não substitui o acompanhamento médico. Fale sempre com o seu médico perante sintomas novos ou persistentes e antes de alterar medicação ou suplementos.

Sobre a Joana Amram

A Joana Amram é Terapeuta Nutricional registada (ANP Reino Unido, APENB Espanha), com formação no CNM Londres. Acompanha pessoas com inchaço, SII, SIBO, refluxo e obstipação, com uma abordagem personalizada centrada na causa de fundo, em Lisboa, no Estoril e online. Trabalhe sempre em conjunto com o seu médico.

Mais sobre a Joana · Serviços

Previous
Previous

Intolerância ao Glúten ou Doença Celíaca? Como Perceber a Diferença

Next
Next

How to Support Your Gut After Antibiotics: What the Evidence Says